divendres, 4 de juliol del 2014

LAVAR OS PÉS PASSAVA POR VAIDADE .....ANTES DO EXAME OS ESTUDANTES OUVIAM MISSA E COMUNGAVAM PRONUNCIANDO DEPOIS UMA ORAÇÃO LATINA, EM QUE JURAVAM DEFENDER O MYSTERIO DA IMMACULADA CONCEIÇÃO Por consequência se eu vejo que a primeira aptidão profissional dum homem de letras é fazer ás ideias a toilette d'estylo que melhor lhes vae, se eu por exemplo tenho para descrever o campo, um vocabulário especial e rythmos próprios, e outro vocabulário e outro rythmo para contar por exemplo as desgraças dum mendigo, e successivamente assim té aos assumptos onde a ironia se transforma em chicote e a indignação chufa da boca as insolências grosseiras do desprezo, como é que os meus censores exigem que eu escreva em estylo nobre, se muitos dos meus assumptos dos Gatos são trazidos a publico numa intenção de satyra candente, e se da própria torpeza delles brotam a deletéria tessitura e o estylo mal creado e por vezes obsceno das objurgatorias com que os trato ? Não querem entender esses asnos que a linguagem de pamphleto não se fez para pessoas sexuaes, e que a única formula jornalística capaz de, á hora presente, ferir fundo, deve ser aquella que esbofeteie a hypocrisia infame da sociedade egoista e siphilitica que nos cerca.

O público entre nós não divinisa senão fabricantes de grandes calhamaços (critério natural num paiz onde a leitura é toda de lombadas ), e mesmo que eu fizesse naquelles pobres bocados, maravilhas, passaria sempre por um chronista aguado das futilidades mansas do meu tempo. 

Resignar-me-hei calado ao veredicto tanto mais sendo elle, quasi por completo, verdadeiro, mas explicando sempre que quem não aufere, como eu, dinheiros do Estado, e tem de ganhar o seu pão dia por dia, não pode senão produzir minuscularias literárias, obrinhas de fácil curso, pagas aos quinze tostões. 

Deus sabe quando, e escritas sabe Deus em que disposições de cabeça e de barriga! A cada instante abordam-me os ingénuos — mas porque não escreve você um livro  inteiro? 

um grande romance, um grande quadro critico ? . . . 

 Imaginam que esses trabalhos se abordam com a inconsequência e a rapidez de vinte ou trinta paginas; mal comprehendem que sejam precisos longos mezes d'estudo, annos de concentração, paciências benedictinas de factura; 

e durante todo esse tempo quem é que garante ao desprovido escritor, o passadio....

Cap comentari:

Publica un comentari a l'entrada

en qualsevol moment si tornes a volver ô no, no se suprimiran els enllaços entre ...ahn? quien es?