dilluns, 16 de febrer del 2015

Não sei se de ti só, Filis, me queixe, Se de mim, se do Amor, se da ventura, Ou se de todo meus queixumes deixe. Sinto a pena que passo, áspera e dura, Sem nunca me deixar um só momento, 5 Causada só da tua fermosura. Vejo em mim sempre vivo o gram tormento Qu'em ti só tom remédio, e se me nega, Nem vô ua só esperança o pensamento. Ver- te e não ver- te me desassossega, 10 Em nada posso achar, Filis, repouso, E a alma ja de cansada á dor s'entrega. Cuidar somente em ti, Filis, não ouso; f. 151 v°. Mouro por vêr-te, e não espero tanto, Nem no bem nem no mal, Filis, repouso. 15 Só quando de teu nome escrevo ou canto, O meu dano sintir menos pudera Dando-te versos, voz, estilo e canto: Se par' eles em ti brandura ouvera, Que como os ofereço os aceitara, Mas que versos, então, Filis, te dera?

A voz a teus louvores levantara, 
Sofrera -me em meus danos e queixumes, 
Só teu nome escrevera e só cantara. 

Tomara luz dos teus dous claros lumes 25 

Para seguir os teus claros louvores, 
Mas segue Amor os seus duros costumes; 

f. I52r°. Tem-me entre duras penas, vivas dores, 
De ti, fermosa Filis, desprezado, 
Nem quer que inda de vivo tenha as cores. 30 

Mas quam mal, Filis, ó do Amor julgado . 
Que quem fia fermcsura vê tani nova 
Possa ser de tristeza nunca entrado! 

Fermosura, que todo esprito aprova 
Por maior, por mais só, por mais perfeita, 35 

E em que o mundo s'alegra e se renova! 

Fermosura, que deixa satisfeita 
Toda vista, tod' alma, toda vida, 
Por quem tod' outra vista est' alma engeita, 

Est' alma, que por ti sempre perdida 40 

Anda, fermosa Filis, sempre triste, 
f. I52v°. Porque não 6 de ti ja socorrida! 

Vê como contra mi a tristeza insiste! 
Vê como está d'est' alma tam entregue 
Que té 'qui neste estado outra não viste! 45 

Quem averá que piedade negue 
A tanta dôr? e quem remédio certo 
Não dará a quem tal dano tanto segue? 

Filis, este meu mal não 6 encuberto, 
Todos o vêm, de todos 6 entendido 50 

Quantas vezes com ele desconcerto. 


— 157 — 

Se me quero queixar, som mais perdido, 
Por que eu mesmo averei por desatino 
Queixar, Filis, de mal por ti sofrido. 

E se de ti me queixo, a quem contino 55 

f.l53r°. A prazer, grande Filis, só desejo, 
De te amar serei inda mais indino; 

Que s'eu em ti essa fermosura vejo, 
Tam desusada, tam maravilhosa, 
Por cujo puro amor, Filis, me rejo, 60 

Como ei d'aver a dor por rigurosa 
Que de vêr-te me nace, se só vêr-te 
Ma pode fazer branda e piedosa? 

A minha sorte, Filis, 6 querer- te: 
Isto só sei fazer, isto só faço, 65 

Nem teme o meu amor nunca ofender-te. 

De quanto te amo não me satisfaço 
Não te podendo amar mais do que te amo, 
Nem perco d'este amor um breve espaço. 

M53v°. E s'eu por este amor, Filis, me chamo 70 

Mil e mil vezes com razão ditoso, 
E quanto no mundo ha por ti desamo, 

Como poderei ser de mim queixoso? 
Ou como não serei de mim contente? 
E meu nome averei por venturoso? 75 

Que quem teu brando amor no peito sente, 
Inda que o trate como duro e grave, 
Toda dôr passar deve alegremente. 

E inda que vêr-te, Filis, a alma agrave 
E a possa encher de mil desconfianças, 80 

Também vêr-te fará tudo suave. 

Cap comentari:

Publica un comentari a l'entrada

en qualsevol moment si tornes a volver ô no, no se suprimiran els enllaços entre ...ahn? quien es?