dimecres, 22 d’octubre del 2014

—Quem é, Thereza? quem é, Thereza? Não ouves passos, que vão pela serra Não ouves gritos, quem é, Thereza? —É D. Sebastião que vae para a guerra ....Ha quantos annos vós estaes fechados N'estas muralhas de granito e cal! Ah se soubesseis, Frades corcovados! O que vae lá por fóra, em Portugal! NA VOSSA JUSTIÇA NÃO ENTRA PIÇA NA LIÇA ? VENÉREA NO TÍTULO DESSE CAPÍTULO ?O os meus dias idos em contemplação! O os meus loucos sonhos que d'ahi eu trouxe! Fallava eu ás flôres, como se ella fosse: «Maria» eu lhes chamava, cego de paixão. Hei-de gravar-te em bronze e tornar-te immortal! Eu hei-de lançar o teu nome aos quatro ventos! Eu, o humilde Snr. Manoel dos Soffrimentos, Eu, por graça de Deus, poeta de Portugal. DO MESSIANISMO BACOCO AO MUITO MUITO LOUCO ...Lisboa á beira-mar, cheia de vistas, Ó Lisboa das meigas Procissões! Ó Lisboa de Irmãs e de fadistas! Ó Lisboa dos lyricos pregões... Lisboa com o Tejo das Conquistas, Mais os ossos provaveis de Camões! Ó Lisboa de marmore, Lisboa! Quem nunca te viu, não viu coisa boa... II És tu a mesma de que falla a Historia? Eu quero ver-te, aonde é que estás.....Ó JUSTIÇA SEM PIÇA ENROLADA NA TRELIÇA COM PELIÇA....COPULA COM COGULA OU SIMPLESMENTE CAPITULA NO ÓLEO FULA? Procura bem Anrique em Portugal; Procura-o na flôr das primaveras, Procura-o na sombra do olival; Procura á luz de todas as chymeras.E MESMO NAS QUIMERAS MAIS BERAS ...NA TRELIÇA DA JUSTIÇA A PIÇA COM PELIÇA COPULA MAS NÃO TRIPULA A COBIÇA ....nessa liça —Quem é, Thereza? quem é, Thereza? Quem é, Thereza, que bate á porta? —Olhe a Fortuna não é com certeza, Por isso... durma, durma, que lhe importa? (O vento uiva, uiva). —Não ouves, Thereza, tres pancadinhas? Vae vêr: é a D. Felicidade. —Mas as senhoras não sahem sósinhas N'uma aldeia, nem mesmo na cidade... Durma menino, a dormir Não soffre tanta paixão, Os sonhos que lhe hão de vir Afasto-os eu, com a mão. Durma menino, a dormir Não ouve o seu coração, E p'ra o ajudar a dormir Eu canto-lhe uma canção: Era uma vez, n'um paço sobre o Tejo, Um moço Rey... de lindos olhos verdes; (Senhor! se a luz dos vossos, perderdes, Tereis os d'elle que sempre abertos vejo.) Andava o moço Rey com seu gibão De prata branca, reluzente d'oiros. Tinha em anneis os seus cabellos loiros, No céu era anjo e cá... Sebastião. (O vento geme, geme sempre).

Uma lembrança dentro em mim se enraiza.
—Dou-te, bom velho! tudo que quizeres,
Se em troca me dás vestes e camiza.

O velhinho sorriu como as mulheres.
A quinzena me deu, e eu dei-lhe a minha,
Que na botoeira tinha malmequeres...

Ninguem a essa hora pela estrada vinha.
Tudo despiu, me deu: fiquei perfeito.
E eu dei-lhe em troca tudo quanto tinha.

Mas não estava ainda satisfeito,
As suas barbas brancas eu queria,
Comprar-lh'as era falta de respeito!

Comprar-lh'as nunca eu me atreveria!
Mas o bom velho o pensamento ouviu,
Que aquelle olhar excepcional ouvia.

Ó grandes barbas! que ainda ninguem viu!
Ó grandes barbas! como eram bellas!
Tal como outrora as de D. João, em Diu!

—Não lh'as vendo, Senhor! mas dou-lh'as, quel-as?
Ó povo portuguez! quanto és sympathico!
Ó povo portuguez das caravellas!
[116]

Cortou-as. Deu-m'as. Eu fiquei extactico.
Beijei-lhe as mãos curvado... E o bom velhinho
Lá se foi, a scismar... tossindo... asthmatico...

O sol cahia ao longe no caminho!
Não tarda a noite, já lhe sinto os passos,
Mas ha tempo: ella anda devagarinho.

Enfarpellei sem grandes embaraços;
A toillete tem poucos elementos,
Muitos remendos sim, rotos os braços...

Perdia-se o velho, ao longe, em passos lentos;
«Que nome tens, amigo?» lhe gritei.
«Manoel». E digo eu, «dos Soffrimentos».

Cahia a noite: com pressa caminhava.
Segui os passos deixados por Maria
Que flôres na mão, andando, desfolhava.

Não era aviso que assim daria?
O meu olhar teria percebido?
Que luz d'esperança a minha alma via!

Entrei no pateo, Senhores! Mas que atrevido
Irão achar o pobre esfarrapado!
Um mendigo velho... e tão mal vestido!
[117]

Pedi esmola e parei sobresaltado.
Emquanto alguns me enchiam a saccola
Um olhar lindo em mim era fixado.

E que olhar p'ra mim! tanta doçura evola!
Senhores, eu não me tinha enganado...
(Assim julguei então... a Vida foi-me escola!...)

Ella passou, de manso, para o meu lado
E murmurou o meu nome, assim, baixinho...
Disse-me depois que o houvera sonhado!



Tens razão, Anrique; mas no emtanto,
Quem soffreu como tu sem descançar,
Anrique, ou dá n'um cynico, ou n'um santo:
Não és cynico, não, sabes chorar.

Ouve-me, Anrique: n'esses céus existe
Um homem, Pae da Terra e mais do Mar,
Que fez o Mundo (por signal tão triste)
E os olhos, não p'ra o vêr, mas p'ra chorar.

Vá! offerece-lhe a tua mocidade.
Vá! vae soffrer por elle e trabalhar.
Ah bem sei que custa tanto, n'essa idade...
Mas que has-de tu fazer? Chorar? Chorar?
[125]

Não tens na vida uma alma amiga
(Tu bem no sabes) para te amparar.
Só eu, embora curvo de fadiga,
Tenho paciencia p'ra te ouvir chorar!

Todos os mais, malvados e egoistas,
(Que tudo a Deus, um dia, hão de pagar)
Não te poriam nem sequer a vista,
Fugiriam, ao verem-te chorar!

A adversidade é uma maravilha
Que certas almas sabem respeitar,
Mas aos olhos dos mais a dôr humilha...
Ah quanto é grande vêr um rei chorar!

Ah pensa, pensa bem na tua sorte,
Cautela, Anrique, nada de brincar.
Ha outros males piores do que a morte,
Cautela, Anrique, vamos trabalhar.

Vae trabalhar por Deus.—«Mas como e aonde?
Não vos disse que morto é Portugal?
P'r'o trabalho quem antes era conde!»—
—Ai meu Anrique, não te fica mal!



Não me dizes que lá por Portugal
Andam as almas todas quebrantadas?
Vae, meu filho, vae para Portugal
Vae levantar as flores, já tão quebradas.

Anda, meu filho: vae dizer baixinho
A esse povo do Mar, que é teu irmão,
Que não fraqueje nunca no caminho,
Que espere em pé o seu D. Sebastião.

Anrique, vae gritar por essa rua
—Virá um dia o «Sempre-Desejado»!
Deu a vida por vós, Tu, dá-lhe a tua,
Esquece n'elle todo o teu passado.

3 comentaris:

  1. ...OS SEGUINTES PASSOS PARA A DIETA PERFEITA OU PARA O REGIME À DILMA DEVEM SER ESCRUPULOSAMENTE SEGUIDOS PELO NOSSO MESSIAS QUE APESAR,,,,,de gandhificado por tutti hindu inda ficou com 100 quilos a mais ou a mais ó menos E DILMA GUENTA? AI AGUENTA AGUENTA DIZ A PETROBRÁS E O BACALHAU À BRÁS..
    há 22 minutos · Gosto
    Lucas Troucha D'Athayde é só faxistas na interneta ó nosso jerónimo atão assis num brinco serginho inda tomas aquele receituário do adse prá depressão crónica ? ó filha tu tamém me saíste cá uma múmia foste mal enterrado foi?
    Gosto · 24/10 às 20:20
    Rurik Bush von Gott tu tan chamon?
    Gosto · 24/10 às 20:31
    Rurik Bush von Gott bolas esta velharia tá toda embalsamada mesmo ide ajudare bossos filhos desempregados ou vossos netos nos meets
    Gosto · 24/10 às 20:32
    Zé Tuga Ó Rurik. és tão retardado mental que até dá dó.
    Gosto · 4 · 24/10 às 22:41
    Lucas Troucha D'Athayde ó filha se fosse tão retardado como tutu tinha de ser alimentado por via anal né....tás internado adonde ? vem pró estado islâmico sua múmia maluca ....
    Gosto · há alguns segundos

    ResponElimina
    Respostes
    1. ucas Troucha D'Athayde quem ouve pacheco pereira é Mao-Mao mas non é surdo ó tsé-tsé tung Gosto · Responder · há 4 minutos Lucas Troucha D'Athayde Quem ouve Pacheco Pereira pode ser lunático principalmente se não tem televisão cabo e mesmo assis o consegue ouvir mas principalmente é um Homo sapiens ou insapiens de profundos princípios e de grandes morais como o nosso cherne bem durão...e eles têm razão há 40 anos só o Maoismo tem futuro... Gosto · Responder · há 5 minutos Bruno Gouveia Lacerda E quem tem mamas? É mulher? Gosto · Responder · 4 · Ontem às 13:06 Lucas Troucha D'Athayde non o nosso Costa e todos os Soares têm mamas mas costuma chamar-se-lhes obesos ....já chamar-se mulher mesmo à anterior provedora da santa casa é insultar todas as múmias desta nação mação Gosto · há 10 minutos Lucas Troucha D'Athayde Escreve uma resposta... Dustin Blank who the f@#$ is Pacheco Pereira? Gosto · Responder · 3 · Ontem às 15:15 Lucas Troucha D'Athayde é um gajo muy culto que infelizmente não diferencia a língua alemã da holandesa nem em legendas de filmes mudos ...mas em linguagem gestual dizem qué muita bom ...26 d’octubre del 2014, a les 14:49

      Barba Masoquista...Ver tradução
      Gosto · 7 · Ontem às 12:55
      Lucas Troucha D'Athayde desempregado escreve-se desempregado ou isso ou está num lar de terceira idade ou é autarca do phoder ou da ophosiçon geralmente só gente dos partidos ouve a concorrência nosso Jerónimo bebe todas as palavras já nosso jota barba é um perigoso revisionista do estado islâmico ...deixa a jihad pá e come uns torresmos e bebe umas imperiais ...viva o imperialismo monopolista da sagres

      Elimina
  2. Lucas Troucha D'Athayde gpverna-te meu vai prá afundação soarez ou ó menos na loja moz'art ou pró observatório do risco ao meio ...precisas é de licenciar-te aos 34 em cu in bra e tem de ser en económicas ...tens de ter um apelido de jeito eu cá fazia uma phoda à pereira ó toino

    ResponElimina

en qualsevol moment si tornes a volver ô no, no se suprimiran els enllaços entre ...ahn? quien es?